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sábado, 19 de outubro de 2013

RODOVIAS EM MINAS

Minas possui a mais extensa rede rodoviária do pais: são 35.562 Kms, entre rodovias federais, estaduais e municipais.
Possui a mais alta rodovia do país: é na MG-435, na cidade de Caeté, que fica a 1716 mts de altitude, na Serra da Piedade.

A maioria das estradas levam a capital, num processo radial, mas todas as cidades também se interligam, por rodovias em sua grande maioria, asfaltadas e de bom fluxo.
        Governantes mineiros há muito vem criando políticas nesse setor, visando não só a integração de seus 853 munípios, como o fluxo de mercadorias e pessoas, que são condição básica para o desenvolvimento sócio-econômico do estado

OS CAMINHOS E ESTRADAS DE MINAS

        Até os finais do sec.XV, os únicos caminhos de país, eram as trilhas dos indígenas. Foi por esses caminhos, que colonos paulistas, saíram de São Vicente, e subiram a Serra do Mar, estabelecendo-se no planalto da futura cidade de São Paulo.
        Foram os caminhos indígenas, também, que serviram de trilha para Fernão Dias Pais Leme, adentrar pelo território do hoje Estado de Minas Gerais, em 1674, transpondo a Serra da Mantiqueira, superando a precariedade do caminho.  

         Quando do descobrimento do Ouro nas Gerais, a única via de acesso, era o Caminho Velho, trilhado por Fernão Dias, que saia de Paraty (RJ) e chegava a Vila Rica (Ouro Preto).
Esse único caminho, foi, contudo, área de assaltos aos carregamentos de ouro, trazidos de MG. Quando não eram roubados por esse caminho de terra, o eram por piratas no caminho das embarcações para o RJ.

         Para solução desse impasse, pensou-se e criou-se, um outro caminho, que partindo do RJ, seguiria paralelamente ao antigo caminho até Barbacena, daí, seguindo até Vila Rica. O camimho pioneiro ficou conhecido como Caminho Velho, e este, partindo do RJ, como Caminho Novo.
No Velho demorava-se trinta dias de viagem até Vila Rica; no Novo apenas quinze dias.
No Caminho Novo, Mascates levavam mercadorias e notícias da Capital (RJ) até Minas.

 A PRIMEIRA ESTRADA PARA AS MG


     O engenheiro alemão Julio Frederico Koeler, contratado pelo império, para construir grandes obras no RJ e em seu entorno, foi chamado pelo Imperador D.Pedro II.
      Já se espalhara pela Corte a capacidade técnica desse engenheiro, com construção de Igrejas, Fazendas, Estradas e
obras de infra-estrutura para a capital.
       Assim em 1841, D.Pedro II o encarrega de construir um caminho de rodagem, melhor, entre o Porto de Estrela(perto da atual Nova Iguaçu) e Petrópolis.  Nesta cidade, que ele também construíra, a família real costumava passar temporadas na Fazenda Córrego Seco, e o caminho mal construído, dificultava a viagem do Imperador.
Esse caminho, seria o inicio para o prosseguimento até Minas.
O nome desse caminho seria, Estrada Normal da Serra da Estrela, que existe até hoje.

       Naquela época, para se chegar até MG, seguia-se de barco até Porto Mauá, daí pela péssima estrada até Raiz da Serra, e então ir pela nova estrada, num percurso de 14 Kms até Petrópolis.
       Inaugurada a primeira estrada de ferro do país, de Porto Mauá á Raiz da Serra em 1854, o tempo de viagem foi reduzido em quatro horas.    A viagem á Petrópolis, ficaria assim: começava por via marítima até Porto Mauá, daí de trem até Raiz da Serra, e seguia por diligência pela Estrada Normal da Serra da Estrela.
        

ESTRADA UNIÃO E INDÚSTRIA

A Estrada União e Indústria, foi o caminho inaugurado que ligava  Petrópolis à Juiz de Fora, em MG.
Ainda existe, mas é de menor fluxo, já que foi construído um trecho mais reto e portanto de melhor fluidez, nos anos 70.
    Em 1854, o comendador Mariano Procópio Ferreira Lage, rico fazendeiro de Juiz de Fora, recebeu a concessão por 50 anos,
para construir uma estrada que partindo de Petrópolis chegasse á Juiz de Fora.  Teria licença à cobrança de pedágio, sobre o fluxo  de mercadorias, do Porto do RJ para as MG.

O fluxo se dava pelos Mascates, levando mercadorias no lombo de burros para MG, e carroças transportando café e outras mercadorias para o RJ.
  
A construção começou em 1854, e foi  inaugurada por D.Pedro II, em 1861. Foi construída em pedra britada, saibro e recalque de cilindro, numa distancia de 144 Kms, o que dava a incrível velocidade de 20 Kms por hora nas diligências da época.

       Essa estrada foi a pioneira nos caminhos para MG, onde o fluxo de mercadorias importadas da Europa, chegavam às MG.
Foi caminho rodoviário até os anos 70, substituído por outro mais producente.

ESTRADAS MINEIRAS DO SEC. XX


             Nos anos 20 do sec.XX, a responsabilidade pelas estradas no estado, era das prefeituras municipais. Ao estado caberia as mais importantes. Essa dispersão não se mostrou produtiva.
            Criou-se então a Inspetoria Geral de Estradas,subordinada à Secretaria de Viação e Obras Públicas.
As cidades se multiplicavam, e cresciam, no território mineiro, e a interligação entre elas se fazia necessário, uma vez que os objetivos governamentais era o desenvolvimento.
          Para dar mais dinamismo à construção das estradas, foi criado o Departamento de Estradas de Rodagem de MG, em substituição à Inspetoria Geral de Estradas.
          A questão das rodovias, tornou-se uma questão de estado nos anos pós segunda guerra mundial. Os tempos industriais exigiam a ligação em nível federal e estadual. As produções deveriam circular, e pessoas mudavam-se do meio rural para as cidades que se industrializavam.
         Assim o governo federal cria em 1945, o Fundo Rodoviário Nacional, disponibilizando ajuda financeira aos estados, culminando com a criação do DER Nacional. 
Minas foi contemplada com significativo apoio, já que possuía o maior número de municípios. Dessa forma é criado em maio de 1946 o Dep.Estradas de Rodagem de MG, a quem caberia administrar o Fdo Rodoviário Nacional na construção das estradas do estado.

TEMPOS DO RODOVIARISMO MINEIRO

          Até 1945 as estradas de Minas eram de terra e cascalho, verdadeiros caminhos de diligência.
Em 1951 toma posse o governador Juscelino Kubitscheck, com o lema, “Energia e Transporte”, e concretizou o prometido, com ajuda da União e iniciativa privada. Ao término de seu governo, o estado já não era o mesmo, com várias rodovias construídas, e eletrificação melhorada, com instalação de várias usinas hidrelétricas.
          O orçamento para rodovias em MG, aumentou no período  JK em 300%, ajudando na concretização das metas de JK.
Em 1953 inaugurou-se a sede do DER-MG, com presença do governador.
                                          
METAS PÓS 1964

        Esse período foi o de prioridade às rodovias, e o ostracismo das ferrovias.
         A indústria automobilística do país, tornava-se vigorosa, e pediu apoio para suas vendas ao governo implantado.
O governo começa a abertura de rodovias em todos os estados brasileiros, tornando o país integrado nacionalmente, por essas vias.    
Construiu-se mais, e melhorou as atuais, sendo a mais significativa, a abertura da Transamazônica, ligando o pais de leste à oeste.
      Nesta empreitada foi ajudado pela agência norte-americana
USAID (Aliança para o Progresso), e posteriormente pela GEIPOT
(Grupo Executivo p/Implantação da Política de Transporte) que modificou substancialmente o quadro rodoviário do país.
        Nos anos 70, o rodoviarismo em Minas, deu os derradeiros passos para conclusão da malha rodoviária.
O desenvolvimento nesse setor era evidente, e bastava apenas
melhorar a malha já concluída.  O DER mineiro contava à época, com 30 Coordenadorias Regionais, subordinadas diretamente ao Diretor-Geral. Novas técnicas administrativas, por necessidade, foram implantadas. Minas estava totalmente interligada.
     Nos anos 90, o DER-MG tornou-se responsável por todo o transporte em MG, inclusive do trânsito na capital, e sua estrutura era composta por 40 Coordenadorias Regionais.


                                       TEMPOS ATUAIS
             O DER-MG administra a mais longa malha rodoviária do país. Tem se aprimorado tecnologicamente, se informatizado, para poder acompanhar a complexidade que se tornou todo o trânsito rodoviário do estado de MG.
         Hoje é possível a intercomunicação entre todas as cidades de Minas, por boas estradas asfaltadas e sinalizadas, visualizando lindas paisagens, conhecendo as belíssimas cidades históricas, desfrutando de sua natureza, e sua culinária.
O interligação da economia do estado, e entre este, e as demais unidades da federação, é plenamente satisfeita através da malha rodoviária do estado.
           O Programa Processo, programa criado pelo governo mineiro, objetiva asfaltar as estradas que ainda não são, notadamente no norte do estado, e no triangulo mineiro, para dar vazão à produção agrícola.

                    PRINCIPAIS ESTRADAS FEDERAIS EM MG

         As principais estradas federais,que cruzam o estado de MG são:
 - BR-040= Liga RJ/BH/Brasília-De BH ao RJ são 434 Kms, e de BH à Brasília são 716 Kms. Esta estrada é uma importante via, e liga estados e cidades das mais importantes do país;
- BR-116 – Em Minas é a famosa Rio-Bahia. Corta o estado  internamente, servindo de ligação entre importantes cidades do estado.   
- BR-153= Situa-se no Triangulo Mineiro, e serve como via de escoamento à produção agropecuária da região.
- BR-262= Liga Vitória ao Triangulo Mineiro, passando por BH. Acessa o Centro-Oeste do estado;
 - BR-265= Dirige-se às cidades do Sul de Minas, Lavras, Boa Esperança, Três Corações;
- BR-267= Liga a BR-381 (BH/SP) no sul do estado à J.Fora;
- BR-365= Liga o Triângulo e o Norte de MG à Goias. Acessa a Rio-Bahia (BR-116);
- BR-459= Conecta cidades das regiões Sul e Sudeste.
Existem ainda as seguintes estradas federais que cruzam o território de Minas: BRs: 120, 251, 259, 342, 252,34, 356, 367, 381, 383, 393, 418, 460, 482,491, 497 e 499.

                    CODIFICAÇÃO DAS ESTRADAS BRASILEIRAS

         Muitos ignoram porque as estradas começam com 0, 1, 2, 3 ou 4. Trata-se da direção, longitudinal, transversais, etc.
          Vejamos como funciona:
   - BRs que começam com 0(zero)-Ex: BR-040- são as Radiais. São as que partem do DF(Brasília) em direção aos extremos do país;
    - BRs que começam com 1-Ex:BR-101-são as Longitudinais-direção Norte-Sul;
     - BRs que começam com 2-são as Transversais-são as que tem direção Leste-Oeste-Ex:BR-265;
      - BRs que começam com 3-Ex: BR-381- são que cortam na direção oblíqua;
      - BRs que começam com 4- são as que servem de ligação, e geralmente são de pouca extensão.
         No âmbito dos estados, seguem o mesmo padrão.

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