This is an example of a HTML caption with a link.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

História de Minas Gerais


Minas Gerais nasceu de um sonho. O sonho de ficar rico com o ouro. A impetuosidade tão característica do lusitano, e dos bandeirantes paulistas fez com que adentrassem ao território de Minas Gerais em busca do ouro.

Primeiramente foram os paulistas, incentivados pela coroa portuguesa, subiram a Serra do Mar e da Mantiqueira e acabaram achando o esperado.

Fernão Dias Paes Leme, bandeirante paulista foi o precursor das Bandeiras, vai até o norte do Estado, onde encontra Turmalinas, que julgava ser Esmeralda, e morre na selva.
Após sua Bandeira muitas outras se seguiram. Coube à Bandeira de Antonio Dias, nos pés do Pico do Itacolomy, nas proximidades de Ouro Preto, achar a primeira pepita. O ano era 1696.
Um participante de sua Bandeira, achou um cascalho sujo de terra, com o interior amarelado que poderia ser ouro. Vendeu a um comerciante de Taubaté, que mandou para exame em Lisboa. Era ouro da melhor qualidade.

A noticia se espalhou, e logo a região se enchia de gente de toda espécie: ricos, pobres, brancos, pretos, vindos de todos os pontos do Brasil e do exterior.

Em volta do Pico do Itacolomy, formaram-se varias choupanas. A primeira cidade de Minas Gerais ficava nas proximidades: Mariana. Mais tarde procurando por uma melhor localização mundaram-se para a região de Ouro Preto. O ouro aflorou e fez a fortuna de muitos, inclusive do reino português.

Este fato materializou-se nas Igrejas Barrocas de Ouro Preto e outras cidades. Fez-se guerra por esse achado: Guerra dos Emboabas, entre Paulistas e Emboabas (todo não paulista).
Portugal criou as Casas de Fundição, onde marcava as barras de ouro, com brasão do Reino, arrecadando assim o Quinto (imposto de 20% sobre o coletado).

Mais tarde quando a produtividade diminuiu, e o não pagamento do Quinto se materializou, eclodiu a Inconfidência Mineira. Foi a rebeldia dos potentados locais que se recusavam a pagar os impostos “impagáveis” (Derrama).

Acabando a mineração MinasGerais voltou-se para si mesmo, desenvolveu-se a agricultura, a pecuária, as industrias. Fez-se por si mesmo.

Minas Gerais e o Brasil
A liberdade sempre foi intrínseca à Minas Gerais e aos mineiros. Não por acaso, foi lá que surgiu a Inconfidência Mineira, e o herói nacional Tiradentes, que acabaram por dar a todo Brasil, o paradigma da liberdade. O sentido de desenvolvimento, a busca da evolução humana e material, o enganjamento à ideologia conciliadora e fraterna, que não resulta em atitudes despóticas e belicosas na sociedade mineira. Minas Gerais constrói, não destrói.

Seus fundamentos ideológicos já se encontram solidificados há muito, e de seus princípios não abrem mão. Minas Gerais influenciou e continua influenciando em todo o pais. Não é egocêntrico, nem centralizador, deu e dará sua contribuição para o bem de toda a nação, e para a união fraterna entre todos os povos, que é o objetivo supremo de toda a sociedade brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário